Exercícios de Biologia - Tecido Vegetal (resolvidos)

|



10 Exercícios de Tecido Vegetal com suas respectivas respostas. Aproveitem e Bom Estudo!!!

01.  Quais são as estruturas vegetais relacionadas com as trocas gasosas nos vegetais?
 
resolução: Epiderme – estômatos 
                          Súber – lenticelas
 
02.  Considerando-se uma angiosperma arbórea, verifica-se que três tecidos estão relacionados com a sua sustentação mecânica. Quais são elas?
 
resolução: Colênquima, esclerênquima e lenho (xilema).
 
03.  Os meristemas vegetais, quando examinados ao microscópio, apresentam abundância de:
 
a) reservas
b) figuras de mitose
c) figuras de meiose
d) tecido lenhoso
e) tecido vascular
 
Resposta: B
 
04.  (UFCE) Nas células meristemáticas, é comum a observação de:
 
a) grandes vacúolos
b) citoplasma parietal
c) figuras mitóticas
d) divisão meiótica
e) núcleo periférico
 
Resposta: C
 
05.  Em relação aos meristemas secundários, é correto afirmar que:
 
a) promovem o crescimento em comprimento;
b) os mais importantes meristemas secundários são o câmbio e o felogênio;
c) o câmbio é encontrado somente nas raízes;
d) o felogênio renova e aumenta as raízes das plantas;
e) o câmbio produz a cortiça.
 
Resposta: B
 




06.  (PUC) O câmbio e o felogênio são duas formações vegetais constituídas por tecido:
 
a) meristemático de crescimento;
b) meristemático, de crescimento em comprimento, existente na raiz;
c) diferenciado, de crescimento, existente no caule e raiz;
d) diferenciado para condução, existente nas angiospermas;
e) diferenciado para promover absorção de água, existente nas raízes.
 
Resposta: A
 
07.  (UFAL) Dos tecidos vegetais abaixo, é formado do súber:
 
a) felogênio
b) parênquima secundário
c) feloderma
d) floema secundário
e) cilindro lenhoso
 
Resposta: A
 
08.  (UFBA) Qual dos seguintes conjuntos de características é comum a todos os tecidos de sustentação dos vegetais?
 
a) células mortas, localização periférica e presença de lignina;
b) células em atividade, localização interna e parede reforçada com substâncias diversas;
c) células mortas ou em atividade, localização variada e parede reforçada com substâncias diversas;
d) células alongadas, localização periférica e presença de lignina ou de celulose;
e) células alongadas, mortas, localização interna e parede reforçada com substâncias diversas.
 
Resposta: C
 
09.  (UFSE) A conhecida cortiça, de tão larga aplicação na fabricação de rolhas, é retirada de árvores que apresentam abundância do tecido denominado:
 
a) súber
b) lenho
c) colênquima
d) esclerênquima
e) líber
 
Resposta: a
 
10.  (UF SÃO CARLOS) Os tecidos de sustentação nos vegetais são o colênquima e o esclerênquima. Eles se caracterizam, respectivamente, por:
 
a)  células vivas, com parede celular espessada com celulose, e células mortas, com parede celular espessada com lignina;
b) células mortas, com parede celular espessada com celulose, e células vivas, com parede celular espessada com lignina;
c) células vivas, com parede celular sem espessamento, e células mortas, com espessamento de celulose na parede celular;
d) células mortas, com parede celular com espessamento de celulose e lignina e células vivas sem espessamento;
e)  ambos serem tecidos vivos, distinguindo-se pela localização na planta: o colênquima, na casca e o esclerênquima, no lenho.
 
Resposta: A

Prova Pasusp (25/10/2009) Resolvida - Nº 1 ao 9

|

A Fuvest realizou neste domingo (25) a prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo). O exame concede bônus para candidatos da rede pública no vestibular da USP.
Neste post estamos trazendo as questões do número 1 até o 9.
Textos para as questões 1 e 2
I. O Romantismo, movimento literário do século XIX, apresenta, entre outras características, uma visão de mundo centrada no indivíduo. Seus heróis são personagens portadoras de verdades, destemidas, de caráter exemplar e que realizam grandes missões.
II.


Fonte: http://www2.uol.com.br/adaoonline/v2/tiras/lavie/tiras/caminho5.gif .Acessado em agosto de 2009.
 

1 A
Em relação aos heróis literários, a personagem da tira
a) manifesta uma atitude oposta ao ideal do herói romântico.
b) representa um herói literário, disposto a enfrentar qualquer perigo.
c) admira a paisagem natural, exaltando a natureza bucólica.
d) demonstra sua decepção com a sociedade e busca refúgio na imaginação.
e) apresenta uma atitude angustiada e pessimista diante dos perigos.
Resolução
A atitude pragmática e consumista da personagem dos quadrinhos é o oposto do idealismo grandioso ca -
racterístico do herói romântico, tal como definido no texto I.
 

2 A
Tendo por base somente o primeiro quadrinho da tira, assinale qual das afirmações a seguir expressa corretamente um princípio geral correspondente a seu conteúdo:
a) Fazer o que não dá prazer pode ser útil.
b) Só se deve fazer o que dá prazer.
c) Deve-se fazer sempre o que se quiser.
d) É melhor não fazer nada, para não sofrer.
e) Não se deve fazer o que causa sofrimento.
Resolução
No primeiro quadrinho se exprime, precisamente, o princípio de que “fazer o que não dá prazer” (“seguir por uma estrada tortuosa...”) “pode ser útil” (“às vezes é preferível”).

Texto para as questões de 3 a 6
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar.
Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito.
José Eduardo Agualusa. O Estado de S. Paulo, 23/04/2009. Adaptado.
 

3 B
Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.
a) A obra de Shakespeare não apresenta valores humanos atuais.
b) O essencial da natureza humana está representado em Shakespeare.
c) As grandes paixões continuam sendo impossíveis.
d) A natureza imita os temas presentes na literatura.
e) Os temas sobre a natureza humana ainda não foram escritos.
Resolução
A alternativa correta corresponde precisamente ao último período do texto, em que se resume a sua ideia principal.

4 C
Assinale a alternativa em que o termo ainda tem o mesmo sentido que em “Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada”.
a) Resta-lhe, ainda, um argumento para a sua defesa.
b) Este micro comprado há 3 anos, ainda hoje funciona bem.
c) Ainda estudando como tem estudado, não conseguirá passar de ano.
d) Tem dois filhos e, ainda, duas belas filhas.
e) De madrugada, a Lua ainda aparecia em toda a sua plenitude.
Resolução
Ainda que, no texto – assim como ainda seguido de particípio, na frase da alternativa c – significa “mesmo que, mesmo na eventualidade de que” (Houaiss).




5 D
Na frase “Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma”, o termo como expressa a ideia de
a) causa.
b) finalidade.
c) tempo.
d) comparação.
e) condição.
Resolução
Os termos comparados pelo como são literatura e natureza.

6 E
Assinale a alternativa que contém a palavra que, no texto, é empregada pelo autor com dois significados diferentes.
a) Amor.
b) Ciúme.
c) Literatura.
d) Sentimento.
e) Natureza.
Resolução
Natureza significa, no início do texto, “o conjunto do mundo físico”; no final do texto, a expressão natureza humana significa “conjunto de traços psicológicos e espirituais que caracterizam o ser humano” (Houaiss).

Texto para as questões 7 e 8
— Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis. O menino saiu do rancho com um baixeiro* na cabeça, e no terreiro, debaixo da chuva miúda e continuada, enfincou o calcanhar na lama, rodou sobre ele o pé, riscando com o dedão uma circunferência no chão mole
— outra e mais outra. Três círculos entrelaçados, cujos centros formavam um triângulo equilátero. Isto era simpatia para fazer estiar. E o menino voltou:
— Pronto, vó.
— O rio já encheu mais? — perguntou ela.
— Chi, tá um mar d’água! Qué vê, espia, — e apontou com o dedo para fora do rancho. A velha foi até a porta e lançou a vista. Para todo lado havia água. Somente para o sul, para a várzea, é que estava mais enxuto, pois o braço do rio aí era pequeno. A velha voltou para dentro, arrastando-se pelo chão, feito um cachorro, cadela, aliás: era entrevada. Havia vinte anos apanhara um “ar de estupor” e desde então nunca mais se valera das pernas, que murcharam e se estorceram.
Bernardo Elis. Nhola dos anjos e a cheia do Curumbá.
Os cem melhores contos brasileiros do século, 2000.
*Baixeiro. s.m. Manta que se coloca no lombo do cavalo, por baixo da sela.

7 E
No fragmento transcrito, há expressões regionais e coloquiais. Assinale a alternativa em que esse tipo de expressão não ocorre.
a) Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis.
b) Enfincou o calcanhar na lama.
c) Chi, tá um mar d’água!
d) Qué vê, espia.
e) Isto era simpatia para fazer estiar.
Resolução
Todas as outras alternativas contêm coloquialismos e regionalismos (“fio”, “zóio”, “enfincou” etc.).

8 A
Assinale a alternativa em que a frase “Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis” foi reescrita na variedade padrão da linguagem, mantendo a mesma pessoa gramatical do texto.
a) Filho, faça um olho de boi lá fora para nós.
b) Filho, façais um olho de boi lá fora para nós.
c) Filho, faze um olho de boi lá fora para nós.
d) Filho, fazeis um olho de boi lá fora para nós.
e) Filho, façamos um olho de boi lá fora para nós.
Resolução
“Fais”, pronúncia popular de faz, corresponde ao pronome você; da・a forma faça, do presente do subjuntivo, usada pelo imperativo da terceira pessoa.

9 B
“Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é:
a) Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães.
b) Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante.
c) Os animais são excelentes auxiliares na caça.
d) Algumas pessoas têm mais sorte do que outras.
e) Devemos sempre procurar melhorar na vida.
Resolução
O sentido do provérbio é que, na falta do ideal (“o que queremos”, nos termos da alternativa b), devemos recorrer ao possível (o “semelhante” ao ideal).

Desafio de Raciocínio Lógico Só Vestibular ( O Recital)

|



O vestibulando cada vez mais é exigido por sua atenção e sua capacidade de raciocínio. E como só os melhores conseguem a vaga no curso desejado, a preparação do estudante deve ser cada vez maior. Hoje em dia não basta ter conhecimentos nas disciplinas exigidas para a prova, mas o bom candidato deve estar sempre atento. Para ajudá-los neste ponto, resolvemos criar o Desafio de Raciocínio Lógico, onde estaremos postando questões que envolvam atenção e capacidade de concentração.
Você terá que resolver o exercício proposto e depois enviar sua resposta para o e-mail sovestibular@gmail.com . Você irá receber um e-mail de retorno, dizendo se você acertou ou errou o exercício. Não perca tempo e faça agora mesmo esse teste!!! Boa Sorte!!!

O Exercício de hoje tem como título:  O RECITAL  (Quando enviar sua resposta não esqueça de colocar o título do exercício)

Para o recital de formatura do "Conservatório Só Vestibular", o formando cujo sobrenome é Uperes, e mais sete outros formandos, se reuniram para executar a sinfonia "As quatro estações", de Vivaldi, composta por quatro duetos de piano e violino. Cada dupla de formandos (numa delas Júlio era um dos músicos) tocou um dos duetos, sendo que o título de um deles era "Outono". De posse das dicas e das informações abaixo, estabeleça em que ordem cada um dos duetos foi apresentado, os nomes completos de cada um dos instrumentistas e qual o instrumento tocado por cada um deles, nos duetos.

  • O instrumentista cujo sobrenome é Yantes, e que não é um pianista, não foi o primeiro a entrar em cena, com seu parceiro. Yantes faz parte da dupla que se apresentou logo na frente da dupla que executou "Verão";
  • Rafael se apresentou, com sua parceira, logo na frente da pianista cujo sobrenome é Dias, que, por sua vez, se apresentou com sua parceira, logo na frente da dupla que executou "Inverno";
  • Nancy entrou em cena, com seu parceiro, logo na frente da pianista cujo sobrenome é Dias, que, por sua vez, entrou em cena, com sua parceira, logo na frente de Hiraldo;
  • Karina entrou em cena logo na frente do instrumentista cujo sobrenome é Quedes, que não foi o último a entrar em cena, com seu parceiro;
  • A dupla formada por Melba e sua parceira entrou em cena, antes de, pelo menos, duas duplas;
  • Oscar, cujo sobrenome não é Quedes, não faz parte da dupla que executou "Verão";
  • A violinista cujo sobrenome é Ertais não entrou em cena, com sua parceira, em primeiro ou último lugar;
  • A pianista cujo sobrenome é Dias não tem Melba como nome, e não faz parte da dupla que executou o dueto "Verão";
  • Inartes não é o sobrenome de Tomás, nem de um ou de uma violinista;
  • Levy não é o sobrenome de Nancy, nem de Rafael, nem de um ou de uma pianista;
  • Grantis não é o sobrenome de nenhum dos pianistas que participaram da execução de "As Quatro Estações" e não é, também, o sobrenome de um dos participantes da dupla que executou o dueto "Primavera";
  • Nem Nancy nem Tomás tocam piano;
  • Uperes tocou muito antes de Inartes. 

O Desafio está lançado!!!! Agora basta ter coragem para enfrentá-lo!!!

Exercícios de Matemática - Progressão Aritmética (resolvidos)

|



De volta as progressões, agora apresentamos 10 exercícios de Progressões aritméticas ( P.A.) com suas respectivas respostas. Em caso de dúvida contrate uma aula individual com um de nossos professores pelo email sovestibular@gmail.com. Bom Estudo!!! ;)

01. (FATES) Considere as seguintes seqüências de números:

      I.   3, 7, 11, ...
      II.  2, 6, 18, ...
      III. 2, 5, 10, 17, ...

      O número que continua cada uma das seqüências na ordem dada deve ser respectivamente:

      a) 15, 36 e 24
      b) 15, 54 e 24
      c) 15, 54 e 26
      d) 17, 54 e 26
      e) 17, 72 e 26

RESPOSTA: C

02. (FEFISA) Se numa seqüência temos que f(1) = 3 e f(n + 1) = 2 . f(n) + 1, então o valor de f(4) é:

      a) 4
      b) 7
      c) 15
      d) 31
      e) 42

RESPOSTA: D

03. Determinar o primeiro termo de uma progressão aritmética de razão -5 e décimo termo igual a 12.

RESOLUÇÃO: a1 = 57

04. Em uma progressão aritmética sabe-se que a4 = 12 e a9 = 27. Calcular a5.

RESOLUÇÃO: a5 = 15

05. Interpolar 10 meios aritméticos entre 2 e 57 e escrever a P. A. correspondente com primeiro termo igual a 2.

RESOLUÇÃO:(2; 7; 12; 17; ...)
 




06. Determinar x tal que 2x - 3; 2x + 1; 3x + 1 sejam três números em P. A. nesta ordem.

RESOLUÇÃO: x = 4

07. Em uma P. A. são dados a1 = 2, r = 3 e Sn = 57. Calcular an e n.

RESOLUÇÃO:  n = 6 e a6 = 17

08. (OSEC) A soma dos dez primeiros termos de uma P. A. de primeiro termo 1,87 e de razão 0,004 é:

      a) 18,88
      b) 9,5644
      c) 9,5674
      d) 18,9
      e) 21,3

RESPOSTA: A

09. (UNICID) A soma dos múltiplos de 5 entre 100 e 2000, isto é, 105 + 110 + 115 + ... + 1995, vale:

      a) 5870
      b) 12985
      c) 2100 . 399
      d) 2100 . 379
      e) 1050 . 379

RESPOSTA: E

10. (UE - PONTA GROSSA) A soma dos termos de P. A. é dada por Sn = n2 - n, n = 1, 2, 3, ... Então o 10° termo da P. A vale:

      a) 18
      b) 90
      c) 8
      d) 100
      e) 9

RESPOSTA: A

Exercícios de Biologia - Osmose e Absorção (resolvidos)

|



Exercícios de Osmose e Absorção. São 10 exercícios com suas respectivas respostas. Aproveitem e Bom Estudo!!!

01.  (PUC – SP) O esquema abaixo mostra o comportamento da célula vegetal submetida a duas condições osmóticas diferentes:


 
a) Como são denominadas as células A e B?
b) Considere Sc = sucção celular; Si = sucção vacuolar e M = resistência da membrana celulósica. Se, no caso da célula A, o valor de Si é de 10 atmosferas,  qual o valor esperado, em atmosferas, de Sc e M para essa célula?
 
Resolução: a) A – Célula túrgida
                               B – Célula plasmolizada
                          b) Fórmula: Sc = Si - M  para Si = 10 atm tem-se: Sc = 0
                               M = 10 porque na célula túrgida Si = M e Sc = 0
 
02.  (FUVEST) Sabendo-se que o déficit de pressão de difusão de uma célula (DPD) é a diferença entre a pressão
      osmótica (PO) e a pressão de turgor (PT), qual das seguintes alternativas representa a situação de uma
      célula túrgida?

      a) DPD = PT
      b) DPD = PO
      c) PT = 1
      d) PO = 1
      e) DPD = 0
 
Resposta: B
 
03.  (VUNESP) Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e
      II, contendo solução salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as células do tecido
      vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram o tamanho normal. Qual a conclusão
      do estudante quanto:

      a) a concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular desse tecido?
      b) O que significa dizer que em I as células estavam plasmolisadas?

Resolução: a)  I – Solução hipertônica
                                II – Solução isotônica
                          b)  A célula perdeu água  e o citoplasma descolou-se, afastando-se da parede celular.
 
04.  (FEI) Uma célula vegetal plasmolisada poderá voltar à situação normal desde que seja colocada em uma solução:

      a) hipotônica, em relação à concentração do seu suco celular;
      b) hipertônica, em relação à concentração de seu vacúolo;
      c) isotônica, em relação à concentração de seu suco celular;
      d) de concentração maior do que a existente no seu interior;
      e) de concentração igual à existente no suco vacuolar.
 
Resposta: A
  
05.  (UERJ) O esquema abaixo demonstra o fenômeno da osmose. No início do experimento, há uma solução de glicose a 50% dentro de um recipiente envolvido por uma membrana que é impermeável à glicose mas não à água.

                             

      A variação da taxa osmótica em função do tempo, no sistema envolvido por membrana, está apresentada
      precisamente pelo seguinte gráfico:
 
a)

b)

c)


d) 


e) 






 
Resposta: b
 
06. (FUVEST) Células vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada solução e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B. Comparando-se as concentrações do interior da célula na situação inicial (I), da solução externa (II) e do interior da célula na situação final (III), podemos dizer que:

                                        

a) I é maior que II
b) I é maior que III
c) I é menor que II
d) I é igual a III
e) III é maior que II
 
Resposta: c
 
07.  (UFPA) O comportamento de hemácias e células vegetais, quando colocadas em meios hipotônicos, é diferente em virtude da:

a) diferença de funcionamento da membrana plasmática;
b) existência de vacúolos nas células vegetais;
c) existência de parede celulósica nas células vegetais;
d) porosidade da membrana celulósica;
e) inexistência de núcleo das hemácias.
 
Resposta: c
 
08.  (UEL) Numa célula vegetal encontrou-se um valor de 25 atm para pressão osmótica do vacúolo, sendo que igual valor foi encontrado para pressão de turgescência. Conclui-se que a célula está:

a)      murcha
b)      túrgida
c)      plasmolisada
d)      em plasmólise incipiente
e)      com turgor negativo
 
Resposta: b
 
09.  (UFMG) O esquema representa uma célula turgescente de parênquima aclorofilado. O comprimento das setas, que indicam movimento de substância, é proporcional às quantidades de substâncias que fluem:

                                   

      Satisfazem as situações I, II e III do esquema, as seguintes substâncias, respectivamente:

      a) glicose, água e amido
      b) glicose, amido e água
      c) água, glicose e amido
      d) água, amido e glicose
      e) amido, glicose e água
 
 Resposta: a
 
 10.  (UEMT) O diagrama abaixo representa as variações de volume em células vegetais em relação às 
       condições hídricas:



As células na posição A estão _______; para atingir o ponto A foram mergulhadas em _______.
a) murchas – meio hipertônico
b) plasmolisadas – meio hipertônico
c) murchas – meio isotônico
d) túrgidas – meio hipotônico
e) túrgidas – meio isotônico
 
Resposta: d

Exercícios de Língua Portuguesa - Figuras de Linguagem (resolvidos)

|



Neste post você encontrará 10 exercícios de Figuras de Linguagem, com suas respectivas respostas. Em caso de dúvida contrate uma aula individual com um de nossos professores especializados pelo e-mail sovestibular@gmail.com

01. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:



a) metáfora

b) hipérbole

c) hipérbato

d) anáfora

e) antítese



RESPOSTA: E



02. (PUC - SP) Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e

esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:



a) metáfora e polissíndeto;

b) comparação e repetição;

c) metonímia e aliteração;

d) hipérbole e metáfora;

e) anáfora e metáfora.



RESPOSTA: A



03. (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá

faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e

deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:



a) prosopopéia e hipérbole;

b) hipérbole e metonímia;

c) perífrase e hipérbole;

d) metonímia e eufemismo;

e) metonímia e prosopopéia.



RESPOSTA: E



04. (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a

figura de linguagem chamada:



a) silepse de pessoa

b) elipse

c) anacoluto

d) hipérbole

e) silepse de número



RESPOSTA: E




05. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?



a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)

b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopéia)

c) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)

d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)

e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)



RESPOSTA: C



06. (UM - SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:



a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita

força para sobreviver.

b) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.

c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades.

d) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais

satisfatórios.

e) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a

qualquer tratamento.



RESPOSTA: C



07. (FEI) Assinalar a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos

abaixo:



I. "Não te esqueças daquele amor ardente

que já nos olhos meus tão puro viste."

II. "A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão."

III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam."

IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma os olhos."



a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo;

b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto;

c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato;

d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo;

e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma.



RESPOSTA: B



08. (FEBA - SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:



a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)

b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)

c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)

d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)

e) N.d.a.



RESPOSTA: B



09. (CESGRANRIO) Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de

gradação. Não há gradação em:



a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.

b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.

c) O balão inflou, começou a subir e apagou.

d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.

e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.



RESPOSTA: E



10. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de

linguagem que há na frase acima:



a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."

b) "Nasci na sala do 3° ano."

c) "O bonde passa cheio de pernas."

d) "O meu amor, paralisado, pula."

e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."



RESPOSTA: C

Exercícios de Física - Termodinâmica (resolvidos)

|



Um dos conteúdos que mais apresenta problemas aos vestibulandos na prova de Física é Termodinâmica. Para que você possa desenvolver suas habilidades nestas questões nada melhor do que exercitar. Separamos 10 questões deste assunto com suas respectivas respostas. Aproveite!!! Em caso de dúvidas contrate uma aula individual via MSN pelo email sovestibular@gmail.com

Para as questões 01 e 02

Em uma transformação isotérmica, mantida a 127°C, o volume de certa quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros. Considere a constante dos gases R, igual a 0,082 atm.R/mol . K.



01. (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:



01) O produto nR varia entre 0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.

02) A pressão final do gás foi de 1,0atm.

04) A densidade do gás permaneceu constante.

08) O produto nR tem um valor constante de 0,050atm . R/K.

16) O produto nR tem um valor constante de 50atm.cm3/K.

32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.



RESOLUÇÃO: 34 pontos (corretas 02 e 32)




02. (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:



01) Na transformação, a densidade do gás é diretamente proporcional à pressão.

02) A energia interna permaneceu constante.

04) O sistema trocou calor com o meio ambiente.

08) Como a temperatura permaneceu constante, o sistema não trocou calor com o meio ambiente.

16) A energia interna aumentou.

32) A quantidade de calor recebida é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão.

64) A quantidade de calor trocado e o trabalho realizado são ambos nulos.



Resposta: 39 (corretas 01,02,04 e 32)



03. (ACAFE-SC) Um gás ideal recebe calor e fornece trabalho após uma das transformações:



a) adiabática e isobárica.

b) isométrica e isotérmica.

c) isotérmica e adiabática.

d) isobárica e isotérmica.

e) isométrica e adiabática.



Resposta: D



04. (FEI) Numa transformação de um gás perfeito, os estados final e inicial acusaram a mesma energia interna. Certamente:



a) a transformação foi cíclica.

b) a transformação isométrica.

c) não houve troca de calor entre o gás e o ambiente.

d) são iguais as temperaturas dos estados inicial e final.

e) não houve troca de trabalho entre o gás e o meio.



Resposta: D



05. Sobre um sistema, realiza-se um trabalho de 3000 J e, em resposta, ele fornece 1000cal de calor durante o mesmo intervalo de tempo. A variação de energia interna do sistema, durante esse processo, é, aproximadamente: (considere 1,0 cal = 4,0J)



a) –1000J

b) +2000J

c) –4000J

d) +4000J

e) +7000J



Resposta: A




06. (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho." Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:



a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;

b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;

c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;

d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;

e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.



RESPOSTA: D



07. (UFPF - RS) Um ciclo de Carnot trabalha entre duas fontes térmicas: uma quente em temperatura de 227°C e uma fria em temperatura -73°C. O rendimento desta máquina, em percentual, é de:



a) 10

b) 25

c) 35

d) 50

e) 60



RESPOSTA: E



08. (EN - RJ) Um motor térmico recebe 1 200 calorias de uma fonte quente mantida a 227°C e transfere parte dessa energia para o meio ambiente a 24°C. Qual o trabalho máximo, em calorias, que se pode esperar desse motor?



a) 552

b) 681

c) 722

d) 987

e) n.d.a.



RESPOSTA: A



09. (UNIVALI - SC) Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500K e 300K, recebendo 2 000J de calor da fonte quente. o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:



a) 500 e 1 500

b) 700 e 1 300

c) 1 000 e 1 000

d) 1 200 e 800

e) 1 400 e 600



RESPOSTA: D



10. (UNAMA) Um motor de Carnot cujo reservatório à baixa temperatura está a 7,0°C apresenta um rendimento de 30%. A variação de temperatura, em Kelvin, da fonte quente a fim de aumentarmos seu rendimento para 50%, será de:



a) 400

b) 280

c) 160

d) 560

e) 725



RESPOSTA: C

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB