Questão exemplo do ENEM 2009 - Geometria (comentada)

|

Hoje na questão exemplo do ENEM 2009, abordamos o tema GEOMETRIA. Apesar de ser uma questão que aborda a matemática, os cálculos são desnecessários, e um olhar criterioso sobre a própria questão pode garantir a resolução da mesma. Então tome cuidado aos detalhes da figura e experimente resolvê-la, sem "colar" a resposta que está no final... Boa experiência XD

Escher, um grande artista holandês, nasceu em 1898 e faleceu em 1970, deixando uma obra original e extraordinária. Os conceitos da Matemática, aliados à sua mente artística, aparecem em seus desenhos de ilusões espaciais, de construções impossíveis, nos quais a geometria se transforma em arte, ou a arte em geometria. Escher dedicou grande parte de seu tempo ao estudo das pavimentações do plano e trabalhou com a divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, repetem-se e refletem, rotacionam-se. Fundamentalmente, trabalhou com isometrias, as transformações no plano que preservam distâncias. No preenchimento de superfícies, Escher usava figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes,pessoas, répteis etc.

Observe o passo a passo de uma de suas gravuras em que utiliza peixes.

Na construção dessa gravura, o artista recorreu principalmente à
a) translação.
b) simetria axial.
c) simetria em relação a um ponto.
d) rotação.
e) reflexão.


Comentário: Lembre que simetria é um conceito geométrico mas que este é utilizadona análise de formas existentes na natureza, no dia-a-dia das pessoas, nas ciências (biologia, física, química, e outras..), nas artes. Uma figura é simétrica em relação a sua forma isomera, ou seja, apresenta igualdades de formas em relação a um ponto, geralmente em relação ao seu centro.
As simetrias podem ser divididas em reflexão, rotação e translação. Na figura em questão a resposta certa é letra D, pois o desenho final é obtido através de uma rotação em forma circunferência que tem o seu centro coincidente com o centro da rotação. O esquema na obra de Escher nos mostra, então, "principalmente" rotação .

Se teve alguma dificuldade de entendimento, contrate uma aula individual, via msn/webcam, com um professor especializado no assunto, contato: sovestibular@gmail.com

Questão exemplo do ENEM 2009 - Desigualdade Social (comentada)

|

Agora experimente resolver está questão exemplo do INEP/ENEM sobre desigualdade social. No final da questão você encontra o comentário/resolução da mesma, mas experimente resolver primeiro e só depois conferir....Bom trabalho :)


As figuras abaixo referem-se à questão.

ANTINATURAL Condomínio de luxo em São Paulo colado à favela (à esq.) é símbolo da desigualdade radical; (à dir) as pessoas são obrigadas a coletar água suja para consumo em Quixadá, no Ceará. (Ilustrações presentes na reportagem de Ricardo Mendonça, intitulada Para combater a miséria não falta dinheiro - falta fazê-lo chegar a quem precisa, publicada no site da Revista Época, acessado em 23/08/2007)

A observação das figuras acima só NÃO permite constatar

a) a tomada do mesmo espaço urbano por classes sociais distintas.
b) a situação precária em que vivem algumas pessoas no Ceará.
c) a situação da desigualdade social no Brasil.
d) as oportunidades de habitação de classes sociais distintas.
e) o resultado positivo das políticas para erradicar a pobreza.


Comentário: Como você pode observar, as figuras nos remetem ao tema "desiquilíbrio social". O Brasil continua sendo um país de grandes diferenças. Como a pergunta aborda o que NÃO está associado as figuras, a resposta certa é alternativa E. Ainda falta muito no país para que possamos erradicar a pobreza...

Se teve alguma dificuldade de entendimento, contrate uma aula individual, via msn/webcam, com um professor especializado no assunto, contato: sovestibular@gmail.com

Questão exemplo do ENEM 2009 - Protocolo de Kyoto (comentada)

|

Entre as questões modelos fornecidas pelo INEP/MEC em sua página, escolhemos agora esta questão sobre o protocolo de Kyoto. Tente resolver a questão antes de conferir o comentário, fazendo assim um teste de seus conhecimentos. Boa sorte ;) .....

O Protocolo de Kyoto é um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Seu objetivo é que os países industrializados (com a exceção dos EUA que se recusam a participar do Acordo) reduzam (e controlem) até 2008-2012 as emissões de gases que causam o efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. (...)
Fonte: www.wwwf.org.br (sítio visitado em 27/05/2006)

5. Em relação ao protocolo destacado, assinale a alternativa em que se encontram as afirmações corretas quanto aos impactos ambientais associados ao aumento da temperatura média da Terra que impulsionaram a ratificação de tal relatório.

I. Os impactos do aquecimento global são evidentes desde a linha do Equador até os polos. Nas próximas cinco décadas, todo o gelo da Groelândia poderá desaparecer se forem mantidas as emissões atuais.

II. Além da elevação do nível do mar e do alagamento de áreas costeiras e ilhas, preveem-se ondas de calor e enchentes; ameaça aos ecossistemas das geleiras, recifes de corais, mangues, florestas tropicais e boreais, pradarias e savanas; a extinção de espécies animais e vegetais; perda de safras agrícolas; recifes de corais manchados pelo aumento na temperatura dos mares; plantas nos Alpes lutando para deslocar-se para locais mais altos e frescos.

III. Os danos econômicos associados ao aquecimento global já chegam a centenas de bilhões de dólares por ano, segundo avaliação de seguradoras de todo o mundo. O protocolo foi ratificado pelos países periféricos devido ao crescimento das secas e das enchentes em regiões agrícolas fundamentais para a segurança alimentar dos povos dos países pobres, o que poderá ampliar a miséria endêmica e as doenças relacionadas à fome.

IV. O aumento do nível do mar tem sido considerado como uma situação de catástrofe anunciada, já que a maior parte da população do planeta vive nos litorais dos principais oceanos da Terra, além do mais a redução da biodiversidade em importantes regiões do globo também está relacionada.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

Resposta Comentada - Na questão sobre o protocolo de Kyoto, é de fácil percepção que todas as alternativas estão corretas, conforme o texto do próprio protocolo. Assim a alternativa correta é a de letra E.
Se teve alguma dificuldade de entendimento, contrate uma aula individual, via msn/webcam, com um professor especializado no assunto, contato: sovestibular@gmail.com

Questão Exemplo ENEM 2009 - Emissões Mundiais de Gás Carbônico

|

Hoje estamos disponibilizando uma questão exemplo, que o MEC formulou, para o grupo de Ciências da natureza e suas tecnologias. A questão aborda as emissões mundiais de Gás Carbônico

A figura a seguir ilustra as principais fontes de emissões mundiais de gás carbônico, relacionando-as a nossas compras domésticas (familiares).

Com base nas informações da figura, é observado que as emissões de gás carbônico estão diretamente ligadas às compras domésticas. Deste modo, deduz-se das relações de produção e consumo apresentadas que
(A) crescimento econômico e proteção ambiental são políticas públicas incompatíveis.
(B) a redução da atividade industrial teria pouco impacto nas emissões globais de gás carbônico.
(C) os fluxos de carbono na biosfera não são afetados pela atividade humana, pois são
processos cíclicos.
(D) a produção de alimentos, em seu conjunto, é diretamente responsável por 17% das
emissões de gás carbônico.
(E) haveria decréscimo das emissões de gás carbônico se o consumo ocorresse em áreas mais próximas da produção.

Resposta:

Como era de se esperar a questão exige muito mais atenção e leitura, do que real conhecimento.

Um aluno menos atento poderia marcar rapidamente a letra D, associando a agricultura a produção de alimentos, mas estaria errado. A nossa produção de alimento envolve mais que um simples processo de plantio, mas boa parte do nosso alimento é pós processado, envolvendo obviamente processos industriais. Como na alternativa D cita-se "em seu conjunto", este valor obviamente é maior que 17%, o que elimina esta alternativa.

Será um "martírio" ter que comentar as alternativas A, B e C, já que estas são totalmente absurdas. Mas vamos lá:

A imcompatibilidade do Crescimento econômico e proteção ambiental (Alternativa A) jamais poderia ser considerada, pelo bem do que nos resta ainda de meio ambiente.

A letra B, também absurda, diz que uma redução da atividade industrial seria de pouco resultado. Óbvio que está redução diminuiria a emissão, claro que a um custo muito grande de conforto.

Na letra C, todos afetamos este processo, já que devido aos nossos consumos, aumentamos esta produção de CO2.

Por fim, vamos a alternativa correta, Letra E. A única entre estas que apresenta coerência. Observe que o imagem-gráfico mostra que 14% das emissões são oriundas dos transportes, ou seja, se a produção ocorresse em locais mais próximos, diminuiriamos os números destas emissões.

Esta questão aborda a habilidade 23 exigida pelo ENEM que é: avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Beleza gurizada!!! Espero que esta questão tenha ajudado e fique ligado que daqui a pouco já terá outra disponível. Ficou com dúvida nesta ou em outra questão, entre em contato através do e-mail sovestibular@gmail.com e contrate um atendimento individual, via msn. Até a próxima!!! ;D

Questões Modelo do ENEM 2009 (Corrigidas e Comentadas)

|

A página do ENEM, disponibilizou uma série de exercícios com exemplos de como será o novo ENEM que será aplicado em 3 e 4 de outubro próximo. Na página você pode fazer o download em PDF dos exercícios das 4 áreas gerais de abrangência da prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Linguagem, códigos e suas tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias.....

Visando ajudar aqueles alunos que buscam a preparação final para esta prova estaremos disponibilizando algumas destas questões, corrigidas e comentadas. Caso continue com dúvida em alguma destas questões ou outras encontradas em nossa página você pode entrar em contato através do e-mail: sovestibular@gmail.com e contratar uma aula particular, via msn, para maiores esclarecimentos. Bom Estudos!!! ;)

Qual é a matéria do novo Enem?

|

O exame terá como base o currículo do Ensino Médio...


Será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento:

linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.


Dica: relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. Traduzindo, ou melhor, exemplificado: na frase “Tá legal, espertinho! Onde é que cê tava?”, pode-se perceber a presença da coloquialidade nas expressões destacadas como registro da oralidade, adequada a conversas informais.

Fonte:Kzuka

Novidades do ENEM

|

Enem

A prova do Enem trará cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação, e não haverá diferenciação dos pesos... (continue lendo)
Mas, nos processos seletivos, as instituições podem utilizar pesos diferentes entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos desejados.
Não haverá questões regionais na prova do Enem. Elas têm caráter nacional e devem garantir iguais condições de participação a estudantes de qualquer lugar do País. Por isso, fique ligado em outra habilidade a ser verificada no exame: “identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Exemplificando: no diálogo “tche, conta ae. / tah bom. Bombei d novu em fisik. [...] / mas me caiu os butiah do bolso.”, é possível perceber, além da variante popularmente conhecida como internetês, a marca da regionalidade nas expressões utilizadas por um dos falantes.
Fonte:Kzuka

Exercícios de Química - Variados

|

Esse post vai em especial para o Éder Lucas dos Santos Santos, que pediu alguns exercícios de Química. Mas tão valendo pra todos!!!

Lembre-se que agora o Só Vestibular disponibiliza uma janela de contato direto!!!

Você pode ter todas as explicações que precisa, sanar completamente suas dúvidas, tudo isso sem precisar sair de casa!!!!

- Material Didático Exclusivo!!!
- Aulas Individuais (EXCLUSIVAS ON-LINE) via MSN, com professores especializados em pré-vestibular!!!
- Custo menor que os dos tradicionais cursos Pré-vestibulares!!!
- E tudo NO SEU PC!!!


Mais informações: sovestibular@gmail.com



01. Com a atual crise energética mundial, cresceu o interesse na utilização do H2 como combustível, devido à grande quantidade de energia liberada por grama na sua combustão. Contudo, os balanços energético e econômico envolvidos na utilização imediata desse combustível ainda são desfavoráveis. Analise a reação abaixo.

2H2(g) + O2(g) à 2 H2O(g) + 478 kJ

Assinale a alternativa correta.

A) A combustão de um mol de H2(g) consome ½ mol de O2(g), formando um mol de H2O(g), e liberando 239 kJ de calor.
B) A reação inversa, de decomposição de um mol de água, fornece quatro mols de átomos de hidrogênio.
C) A reação representativa do processo acima descrito envolve transferência de íons hidrogênio (H3O+).
D) Por serem espécies isoeletrônicas, hidrogênio e oxigênio reagem prontamente para formar água.
E) A quantidade de energia envolvida no processo descrito independe da quantidade de material consumido.

02. Considere a espécie química molecular hipotética XY2, cujos elementos X e Y possuem eletronegatividades 2,8 e 3,6, respectivamente. Experimentos de susceptibilidade magnética indicaram que a espécie XY2 é apolar.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura e as ligações químicas da molécula XY2 são, respectivamente:

A) piramidal e covalentes polares.
B) linear e covalentes polares.
C) bipiramidal e covalentes apolares.
D) angular e covalentes apolares.
E) triangular e covalentes apolares.

03. Uma das estratégias da indústria cosmética na fabricação de desodorantes baseia-se no uso de substâncias que obstruem os poros da pele humana, inibindo a sudorese local. Dentre as substâncias utilizadas, inclui-se o sulfato de alumínio hexahidratado, Al2(SO4)3.6H2O. A configuração eletrônica correta do alumínio, tal como se encontra nessa espécie química, é:

A) idêntica à do elemento neônio
B) 1s22s22p63s23p1
C) idêntica a do íon Ca2+
D) 1s22s22p3
E) (1s22s22p6)2

04. O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás vermelho-marron, freqüentemente visível durante períodos de elevada poluição sobre as grandes cidades. O referido gás é formado pela reação entre o monóxido de nitrogênio, emitido como resíduo de processos industriais, e o oxigênio atmosférico:

2 NO( g ) + O2( g ) à 2 NO2 ( g )

Considerando as possíveis interpretações da equação química dada, assinale a alternativa correta.

A) Duas moléculas de NO reagem com um átomo de O2 para fornecer duas moléculas de NO2.
B) O coeficiente 2, em 2 NO, indica a participação de duas moléculas de nitrogênio e duas de oxigênio.
C) A equação balanceada indica que há uma correlação de dois mols de átomos de N para quatro mols de átomos de O nos reagentes.
D) A ausência de coeficiente para o O2 indica que o mesmo não participa efetivamente da reação.
E) A equação não está balanceada, pois existem duas moléculas de O2 nos produtos e somente uma nos reagentes.

05. Freqüentemente, os avanços tecnológicos são originados de descobertas científicas básicas. Por exemplo, a descoberta da bateria de lítio viabilizou o uso dos marca-passos cardíacos, possibilitando, assim, o prolongamento da vida humana sem, entretanto, ter sido concebida para tal. Dentre as vantagens das baterias de lítio, incluem-se sua pequena dimensão, baixo peso e elevado conteúdo energético. Considerando as semi-reações abaixo, para fins comparativos, assinale a alternativa correta.

Li+(aq) + e– à Li(s), Eo = – 3,05 V

Zn2+(aq) + 2e– à Zn(s), Eo = – 0,76 V

A) O zinco metálico é oxidado espontaneamente na presença do íon lítio.
B) O lítio metálico é um agente redutor mais forte do que o zinco metálico.
C) O íon lítio e o zinco metálico, em solução eletrolítica, formam uma célula galvânica.
D) O potencial padrão da redução de dois mols de íons Li+, é – 6,10 V.
E) Dentre os metais alcalinos, o lítio possui a mais elevada energia de ionização.

06. Dentre as diversas alternativas de uso da energia solar, os denominados “aquecimentos solares ativos” baseiam-se nos efeitos térmicos originados das reações químicas. Por exemplo, a reação reversível de formação do sulfato de sódio decahidratado pode ser usada para estocar energia solar. Em temperaturas acima de 32,3 oC, o sal hidratado absorve calor, liberando moléculas de água, formando solução concentrada do sal. Quando a temperatura cai abaixo de 32,3 oC, o sal é rehidratado e calor é liberado da reação reversa.

Na2SO4.10H2O(s) + calor à Na2SO4(aq) + 10H2O(l)

Na2SO4(aq) + 10H2O(l) à Na2SO4.10H2O(s) + calor

Assinale a alternativa correta.

A) A eficiência na troca de calor durante o processo será tanto maior quanto menores forem as variações de temperatura experimentadas, T2 – T1 (T2 > 32,3 oC > T1).
B) Em temperaturas acima de 32,3 oC, as ligações químicas H-O são quebradas liberando calor.
C) O calor envolvido nas reações origina-se da quebra das ligações Na-S, S-O e da formação das ligações do sal hidratado.
D) O processo reversível descrito é exotérmico em valores de temperatura acima de 32,3 oC, tornando-se endotérmico em temperaturas abaixo de 32,3 oC.
E) As variações de calor das reações originam-se da liberação ou da absorção de água da rede cristalina do sal.

07. Os dentes humanos são compostos essencialmente de carbonato de cálcio, CaCO3, e hidroxiapatita, [Ca10(PO4)6(OH)2]. Apesar de serem a composição do corpo humano de maior dureza, os dentes são atacados por ácidos, originando as cáries. Quando regularmente utilizadas, as pastas de dentes contendo íons fluoretos (F-) ocasionam a substituição dos íons hidroxilas da hidroxiapatita, formando a fluoroapatita [Ca10(PO4)6F2]. Essa substância apresenta maior dureza e é menos susceptível ao ataque ácido, tornando os dentes mais resistentes às cáries.

Assinale a alternativa que justifica corretamente os dados científicos relatados acima.

A) Dureza e acidez são consideradas, respectivamente, exemplos típicos de propriedades química e física das substâncias.
B) Os íons hidroxilas liberados da reação da hidroxiapatita com os íons fluoretos reagem com os íons carbonatos, formando o [CO3(OH)2].
C) Os íons fluoretos participam da molécula da fluoroapatita, através de ligações covalentes apolares com os átomos de cálcio.
D) Os íons fluoretos formam ligações iônicas mais fortes na estrutura cristalina da fluoroapatita, devido a sua elevada densidade de carga negativa.
E) Dentre os halogênios, o flúor possui a menor eletronegatividade, sendo, portanto, o mais reativo.

08. Os alvejantes são comumente constituídos de agentes oxidantes, que retiram elétrons dos materiais coloridos, transformando-os em outras substâncias incolores, normalmente solúveis em água. Por exemplo, na limpeza de uma peça de roupa branca manchada de iodo (cor púrpura), pode-se aplicar uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (Na2S2O3), que originará produtos incolores e solúveis em água, conforme indicado abaixo.

I2 (s) + 2Na2S2O3 (aq) à 2NaI (aq) + Na2S4O6 (aq)

O valor aproximado do volume mínimo, em mL, de uma solução 1,0 M de Na2S2O3, necessário para reagir completamente com 2,54 g de I2, será:

A) 40
B) 10
C) 20
D) 0,01
E) 0,04

09. O monóxido de carbono (CO), um veneno metabólico, é incolor, inodoro e se apresenta no estado gasoso, à temperatura ambiente. Isto confere ao CO a denominação de “poluente imperceptível”. Quando inalado, o CO interfere no transporte de O2 no sangue, ao combinar-se com a hemoglobina, para formar a carboxihemoglobina.

Oxihemoglobina + CO(g) k1k–1 Carboxihemoglobina (aq) + O2(g)

Dado que a cinética da reação de formação da carboxihemoglobina é de primeira ordem em relação a cada um dos reagentes, assinale a alternativa correta.

A) A expressão que representa corretamente a lei de velocidade da reação inversa é v = k–1[carboxihemoglobina] / [O2], e k–1 é adimensional.
B) A lei de velocidade da reação direta é dada por v = k1[oxihemoglobina][CO], e as dimensões de k1 serão L×mol–1×s–1.
C) Quando os valores das concentrações iniciais da oxihemoglobina e do CO forem idênticos e diferentes de 1M, a expressão v = k1 representará corretamente a lei de velocidade da reação.
D) A reação descrita é dita de segunda ordem com relação aos reagentes, e a constante de velocidade k1 assume a dimensão L2×mol–2×s.
E) A etapa lenta da reação não é influenciada pelas concentrações da oxihemoglobina e de monóxido de carbono.

10. A temperatura normal de ebulição do 1-propanol, CH3CH2CH2OH, é 97,2 oC, enquanto o composto metoxietano, CH3CH2OCH3, de mesma composição química, entra em ebulição normal em 7,4 oC.

Assinale a alternativa que é compatível com esta observação experimental.

A) O mais elevado ponto de ebulição do 1-propanol deve-se principalmente às ligações de hidrogênio.
B) O 1-propanol e o metoxietano ocorrem no estado líquido, à temperatura ambiente.
C) Geralmente, os álcoois são mais voláteis do que os éteres, por dissociarem mais facilmente o íon H+.
D) Em valores de temperatura abaixo de 7,4 oC, a pressão de vapor do metoxietano é maior do que a pressão atmosférica.
E) Em valores de temperatura entre 7,4 e 96 oC, a pressão de vapor do 1-propanol é sempre maior do que a de igual quantidade do metoxietano.

11. Os aminoácidos são compostos orgânicos que, por condensação, originam as proteínas, biopolímeros essenciais aos processos vitais das células. O aminoácido (+) lisina (estrutura ao lado) apresenta, em solução aquosa, uma rotação óptica específicade + 13,5o (c 2, H2O).

Com base na análise estrutural, é correto afirmar que a molécula da (+) lisina tem:

A) um plano de simetria.
B) uma configuração S e não pode ser dextrogira.
C) um único carbono assimétrico com configuração R.
D) um único carbono assimétrico com configuração S.
E) uma configuração R e não pode ser levogira.

12. O íon cianeto (CN-), quando na forma de ácido cianídrico (HCN), é um agente tóxico, não somente originado dos sais iônicos utilizados em processos industriais, mas também naturalmente da hidrólise da “amigdalina”, substância presente em sementes de maçã, ameixa e pêssego. A partir dessa informação, considere o equilíbrio químico descrito abaixo
HCN(g) + H2O(aq) ⇄ CN- (aq) + H3O+ (aq); Ka = 1 x 10-10.
Assinale a alternativa correta.

A) A elevada acidez do HCN é destacada pelo valor de pKa = 10. Em soluções com valores de pH acima de 10, há o favorecimento da formação do HCN.
B) O HCN é considerado um ácido forte, e o valor de Ka justifica as mais elevadas concentrações de íons CN- e H3O+ comparativamente ao HCN, no equilíbrio.
C) O íon cianeto é uma base relativamente forte, razão pela qual reage prontamente com ácidos fracos ou fortes para formar o cianeto de hidrogênio.
D) O HCN é considerado um ácido fraco, que, em soluções com valores de pH muito abaixo de 10, ocorre majoritariamente na forma dissociada.
E) A baixa acidez relativa do HCN é ressaltada pelo modelo de Lewis, onde o íon CN- atua como um bom receptor de pares de elétrons sigma.

Esse recado é pra você, que está com medo da nova gripe H1N1... quer estudar sem sair de casa????

Lembre-se que agora o Só Vestibular disponibiliza uma janela de contato direto!!!

Você pode ter todas as explicações que precisa, sanar completamente suas dúvidas, tudo isso sem precisar sair de casa!!!!

- Material Didático Exclusivo!!!
- Aulas Individuais (EXCLUSIVAS ON-LINE) via MSN, com professores especializados em pré-vestibular!!!
- Custo menor que os tradicionais cursos Pré-vestibulares!!!
- E tudo NO SEU PC!!!


Mais informações: sovestibular@gmail.com

Só Vestibular agora vai até você!!!!

|

Pessoal.. temos agora uma super novidade!!!!
Você que quer estudar para o vestibular e não quer gastar muito com cursinhos caros, nós temos a opção certa!!!

Estude a distância com o Só Vestibular!!!

Fique sabendo mais informações pelo e-mail:

sovestibular@gmail.com

Aula Prática de Estequiometria

|

Pra vocês que possam estar tendo dificuldades em estequiometria, aqui vai um vídeo mostrando uma aula prática sobre o assunto. o vídeo está em espanhol, mas é de fácil compreensão.




Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: sovestibular@gmail.com

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB