Exercícios de Física - Óptica (resolvidos)

|




10 questões de Óptica, com seus respectivos resultados. Em caso de dúvidas na resolução, você poderá contratar uma aula individual, via MSN, com um de nossos professores especializados. Contato pelo e-mail: sovestibular@gmail.com .  Bom trabalho!!! ;)


01. (UFMG) Um estreito feixe de luz monocromática passa de um meio I para um meio II, cujos índices de refração absolutos são diferentes. O feixe atravessa o meio II, penetra em um meio idêntico a I e é refletido em um espelho plano. Estas figuras mostram opções de trajetórias para esse feixe de luz.




      As figuras que representam trajetórias possíveis são:

      a) 1 e 2
      b) 1 e 3
      c) 2 e 5
      d) 3 e 4
      e) 4 e 6


RESPOSTA: A

02. (FUVEST) Um feixe de luz monocromática incide sobre lâminas paralelas de diamante e vidro, como representado na figura. Sendo os índices de refração absolutos 2,42 para o diamante e 1,52 para o vidro, qual das linhas da figura que melhor representa a trajetória do feixe luminoso?


     

RESPOSTA:   B

03. (FUVEST) Numa folha de papel num plano horizontal, está desenhado um círculo de centro C. Sobre a folha é colocada uma placa grossa de vidro, cobrindo metade do círculo. A figura mostra uma pessoa olhando para o círculo, com seu olho no eixo vertical OC. A figura que melhor representa o que a pessoa enxerga é:


     


RESPOSTA:   B

04. (UEL) Um raio de luz r atravessa uma lâmina de vidro de faces paralelas, imersa no ar, sendo parcialmente refletido nas duas faces.


                                                       

      Considerando os ângulos indicados no esquema, o ângulo q é igual a:

      a) g + d
      b) 90° - d
      c) 90° - g 
      d) 90° - b
      e) 90° - a


RESPOSTA:   E

05. (UEFS) Uma lâmina de faces paralelas, construída de forma que uma das suas faces é espelhada internamente, está imersa no ar. Um raio luminoso, propagando-se no ar, incide, com ângulo i, na face não espelhada e é refratado. Em seguida, o raio é refletido na face espelhada e volta ao ar, depois de ser novamente refratado. O ângulo de refração, no retorno do raio luminoso da lâmina para o ar, é igual a:

      a) i/2
      b) i
      c) 3i/2
      d) 2i
      e) 5i/2


RESPOSTA: B



06. (UFPA) O desvio angular sofrido por um raio de luz que incide segundo o ângulo de 60° com a normal à superfície de uma lâmina de faces paralelas, após atravessá-la é de:

      a) 0°
      b) 15°
      c) 30°
      d) 60°
      e) 120°


RESPOSTA: A

07. (PUCC) Quando se observa um objeto através de uma vidraça comum, vemos:

      a) uma imagem real do objeto;
      b) uma imagem virtual do objeto;
      c) o próprio objeto;
      d) uma imagem imprópria do objeto;
      e) uma imagem invertida.


RESPOSTA: B

08. (UFBA) Um feixe de luz monocromática, cuja velocidade no vácuo tem módulo igual a 3,0 . 108m/s, incide perpendicularmente em uma lâmina transparente e espessa de índice de refração absoluto n = 1,50. Determine a espessura da lâmina, sabendo-se que a luz gasta 1,0 . 10-10s para atravessá-la.


RESOLUÇÃO:   2,0 cm

09. (E. E. MAUÁ) Um raio de luz percorre a poligonal ABCDE atravessando 4 meios ópticos diferentes (1, 2, 3, 4), cujas superfícies de separação são planas e paralelas. São dados os comprimentos: AB = 2,0 cm; BC = 4,0 cm; CD = 2,0 cm; FB = 1,0 cm; GC = 2,8 cm; HD = 0,70 cm. Os meios 2 e 4 são o vácuo. Determine:

      a) O índice de refração absoluto do meio 1.
      b) O seno do ângulo a.


                                                          

RESOLUÇÃO:   a) 1,4
                             b) 0,70

10. (MED. TAUBATÉ) Tem-se  um aparelho que emite um feixe colimado, estreito, de luz verde. Mas o feixe é, na verdade, mistura de luz amarela com azul. Pode-se descobrir tal fato, fazendo-se incidir o feixe numa lâmina de vidro de faces paralelas?

      a) Não; os dois feixes emergiriam da lâmina coincidentes.
     b) Sim; aumentando-se o ângulo de incidência até o ângulo limite de refração de uma das cores; então só a outra se transmitiria.
      c) Sim; uma das cores sofreria um desvio de direção maior que a outra, numa incidência oblíqua.
      d) Sim; uma das cores sofreria um deslocamento paralelo maior que a outra, numa incidência oblíqua. 
      e) Sim; a cor do feixe emergente seria diferente para diferentes ângulos de incidência.


RESPOSTA: D

9 comentários:

Anônimo disse...

falta explicar o porque da resposta

Só Vestibular disse...

Amigo Não Identificado

Se vc não conseguiu chegar ao resultado, mesmo sabendo qual seria esse valor, indica que vc ainda não domina a teria do assunto e seria aconselhável que vc retorna-se a estudar a mesma.

Lembre-se que os exercícios aqui disponibilizados servem apenas como auxílio no seu estudo e seria interessante que vc já tivesse conhecimentos adquiridos previamente.

Publicar exercícios totalmente resolvidos só serviriam para "acomodar" os estudantes, que buscariam no desenvolvimento a forma de realizar, logo que encontrassem a primeira dificuldade.

Por isso NÃO iremos publicar os desenvolvimentos, pois não acreditamos que eles possam ser úteis a longo prazo.

Boa sorte nos estudos ;)

Anônimo disse...

foi bom esperaria que tivesse mais facil os assuntos; mais dar pra ter uma logica como é cada questão

Anônimo disse...

muito bem gostei das questoes, principalmente da número 4 (uel).poderiam mandar a resolução dela e de outras de mesmo nivel,lazaroc009@gmail.com

fazenda disse...

Ya eu gostei d questao principalmente d numero 5 poderiam m enviar a resposta dela e de outras d mesmo nivel.paxe bem

fazenda disse...

Ya eu gostei d questao principalmente d numero 5 poderiam m enviar a resposta dela e de outras d mesmo nivel.paxe bem

Anônimo disse...

Otima essas questões... Estão de parabéns! Me ajudaram bastante.

Anônimo disse...

Também senti falta da resolução das questões discursivas, pois ajudaria bastante no meu entendimento á repeito da matéria ... ;/

Anônimo disse...

Muito bm esses exercicios.

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB