E mais questões de Física...

|

Essas são mais umas pro pessoal do Nº1 (Rio Grande-RS) que não quer parar de estudar....

Física 16 - (Enem-2007) A pele humana é sensível à radiação solar, e essa sensibilidade depende das características da pele. Os filtros solares são produtos que podem ser aplicados sobre a pele para protegê-la da radiação solar. A eficácia dos filtros solares é definida pelo fator de proteção solar (FPS), que indica quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem o risco de vermelhidão, pode ser aumentado com o uso do protetor solar. A tabela seguinte reúne informações encontradas em rótulos de filtros solares.
As informações acima permitem afirmar que
a) as pessoas de pele muito sensível, ao usarem filtro solar, estarão isentas do risco de queimaduras.
b) o uso de filtro solar é recomendado para todos os tipos de pele exposta à radiação solar.
c) as pessoas de pele sensível devem expor-se 6 minutos ao sol antes de aplicarem o filtro solar.
d) pessoas de pele amarela, usando ou não filtro solar, devem expor-se ao sol por menos tempo que pessoas de pele morena.
e) o período recomendado para que pessoas de pele negra se exponham ao sol é de 2 a 6 horas diárias.

Física 17 - (UEPB-2008) A avaliação da temperatura do corpo humano é de grande importância na Medicina, pois em muitas doenças ocorrem sua variação. Quando a temperatura corporal aumenta além de 37 ºC (que pode ser considerado em valor médio normal), dizemos que a pessoa está com febre ou hipertermia. Há também situações de anormalidade em que a temperatura diminui abaixo de 37 ºC, caracterizando uma hipotermia. (JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna, 2003, p. 11)
Um médico inglês mede a temperatura de um paciente com suspeita de infecções e obtém em seu termômetro clínico o valor de 104,0 ºF (grau Fahrenheit).
Tem ele motivo de preocupação com o paciente?Com o auxilio do texto acima, assinale a alternativa correta:
a) Sim, pois corresponde a 40 ºC.
b) Não, pois corresponde a 36 ºC.
c) Sim, pois corresponde a 311 K.
d) Sim, pois corresponde a 30 ºC.
e) Sim, pois corresponde a 308 K.

Física 18 - (UEMS-2006) Um cilindro contém oxigênio isolado por um êmbolo, conforme mostram as figuras a seguir. A figura 1 refere-se à situação inicial, na qual o oxigênio possui temperatura de 300 kelvin a uma pressão de 10 atmosferas em um volume de 15 litros. A figura 2 refere-se à situação final, em que a temperatura aumenta para 320 kelvin, com a diminuição do volume para 12 litros. Considerando o gás como sendo ideal, a pressão final exercida sobre o gás é igual a:
a)13,3 atm b)3,3 atm c)23,3 atm d)0,22 atm e)16,22 atm

Física 19 - (Fuvest-2008) Um aquecedor elétrico é mergulhado em um recipiente com água a 10º C e, cinco minutos depois, a água começa a ferver a 100º C. Se o aquecedor não for desligado, toda a água irá evaporar e o aquecedor será danificado. Considerando o momento em que a água começa a ferver, a evaporação de toda a água ocorrerá em um intervalo de aproximadamente
Calor específico da água = 1,0 cal/(gºC) Calor de vaporização da água = 540 cal/g
Observação: Desconsidere perdas de calor para o recipiente, para o ambiente e para o próprio aquecedor.
a) 5 minutos.
b) 10 minutos.
c) 12 minutos.
d) 15 minutos.
e) 30 minutos.

Física 20 - (UFU-2007) O gráfico abaixo representa a temperatura de uma amostra de massa 20g de determinada substância, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor que ela absorve. Com base nessas informações, marque a alternativa correta.
a) O calor latente de fusão da substância é igual a 30 cal/g.
b) O calor específico na fase sólida é maior do que o calor específico da fase líquida.
c) A temperatura de fusão da substância é de 300 ºC.
d) O calor específico na fase líquida da substância vale 1,0 cal.g−1.ºC−1.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Mais questões de Física

|

Mais questões para o pessoal do Nº1 Pré-vestibular (O melhor de Rio Grande - RS). Um abraço a todos, em especial ao Willer, Dedé, Renan, Mariana, Carol, João e Menezes! Bom Estudo!!!
Física 11 - (UFMG-2007) Para se realizar uma determinada experiência,

• coloca-se um pouco de água em uma lata, com uma abertura na parte superior, destampada, a qual é, em seguida, aquecida, como mostrado na Figura I;
• depois que a água ferve e o interior da lata fica totalmente preenchido com vapor, esta é tampada e retirada do fogo; • logo depois, despeja-se água fria sobre a lata e observa-se que ela se contrai bruscamente, como mostrado na Figura II.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, na situação descrita,
a) a contração ocorre porque a água fria provoca uma contração do metal das paredes da lata.
b) a lata fica mais frágil ao ser aquecida.
c) a pressão atmosférica esmaga a lata.
d) o vapor frio, no interior da lata, puxa suas paredes para dentro.
e) nenhuma das alternativas anteriores.

Física 12 - (UFG-2008) Em 2007, completou-se 20 anos do acidente radiológico com o césio 137 em Goiânia. No ano do acidente, 20 g de cloreto de césio 137, por total desconhecimento do conteúdo e de suas conseqüências, foram liberados a céu aberto, provocando um dos maiores acidentes radiológicos de que se tem notícia. Após a tragédia, o dejeto radioativo foi armazenado num local próximo à cidade de Abadia de Goiás. O gráfico a seguir mostra a curva de decaimento radioativo do césio.
A partir do ano de 2007 e com base nos dados fornecidos, a quantidade em gramas do sal 137CsCl nos resíduos, após o tempo equivalente a uma meia-vida do césio 137, será, aproximadamente,
a) 5,0. b) 6,4. c) 8,0. d) 10,0. e) 12,8.

Física 13 - (Unemat-2007/1) Uma fonte térmica de potência constante aquece um bloco de ferro de massa 300 gramas, elevando sua temperatura de 0º C para 80º C. Se o calor específico do ferro vale 0,1 cal/gºc e o aquecimento demorou 8 minutos, pode-se dizer que a potência dessa fonte térmica, em cal/s será:
a) 8 cal/s b) 10 cal/s c) 5 cal/s d) 6 cal/s
e) Nenhuma das alternativas acima.

Física 14 - (UERJ 2009) Um adulto, ao respirar durante um minuto, inspira, em média, 8,0 litros de ar a 20 ºC, expelindo-os a 37 ºC. Admita que o calor específico e a densidade do ar sejam, respectivamente, iguais a 0,24 cal . g -1. ºC-1 e 1,2 g . L-1. Nessas condições, a energia mínima, em quilocalorias, gasta pelo organismo apenas no aquecimento do ar, durante 24 horas, é aproximadamente igual a:
a) 15,4 b) 35,6 c) 56,4 d) 75,5
e) nenhuma das alternativas anteriores

Física 15 - (Unemat-2007/1) O gráfico abaixo mostra um gás ideal que se dilata isobaricamente sob pressão de 10 N/m2.
Se o gás recebeu, durante o processo, 1000 joules de calor, logo a variação da energia interna do gás e o trabalho realizado no processo são respectivamente iguais a:
a)940 J e 60 J.
b)900 J e 80 J.
c)940 J e 40 J.
d)890 J e 120 J.
e)900 J e 60 J.

Mais exercícios de Física

|

Alguns exercícios para os meus alunos do Nº1 pré-vestibular (Rio Grande), em especial a Carol, que muito incentivou o blog....

Física 8 - (UEPB-2008) A atmosfera terrestre é composta por vários gases, formando uma imensa camada de ar que é atraída pela força de gravidade da Terra e, portanto, têm peso. Se não o tivesse, ela escaparia da Terra, dispersando-se pelo espaço. Devido ao seu peso, a atmosfera exerce uma pressão, chamada pressão atmosférica, sobre todos os objetos nela imersos. Foi o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) quem realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele usou um tubo, de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo, em pé e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo.Com base nessas informações, é correto afirmar que, se a experiência de Torricelli for realizada

a) no Monte Everest, a altura da coluna de mercúrio será maior que ao nível do mar.
b) ao nível do mar, porém com água, cuja densidade é cerca de 13,6 vezes menor que a do mercúrio, a altura da coluna de água será aproximadamente igual a 10,3 m.
c) ao nível do mar, porém com água, que apresenta densidade muito inferior à do mercúrio, a altura da coluna de água seria imperceptível.
d) ao nível do mar, com um líquido mais denso que o mercúrio, o tubo de vidro deveria ter maior comprimento.
e) com Barômetros de Torricelli, estes permitem determinar, através da medida da altitude de um lugar, a pressão atmosférica.

Física 9 - (UEMS-2006) Uma bola é lançada horizontalmente de cima de um edifício de altura h com uma velocidade de módulo vo. As figuras que melhor representam o comportamento da posição vertical (y) e da velocidade horizontal (v), ambas em função do tempo (t), desde o ponto de lançamento até a posição em que a bola atinge o solo são, respectivamente:















Física 10 - (UFG-2006) Os quatro blocos, representados na figura com suas respectivas massas, são abandonados em um plano inclinado que não apresenta atrito e termina voltado para a direção horizontal.

Os blocos, ao deixarem a plataforma, descrevem trajetórias parabólicas em queda livre e alcançam o solo, formando, da esquerda para a direita, a seqüência
a) m, 5m, 2m, 3m
b) m, 2m, 3m, 5m
c) 3m, 2m, 5m, m
d) 3m, 5m, m, 2m
e) 5m, 3m, 2m, m

Exercícios de Física

|

Física 1 - (UFG-2008) A pista principal do aeroporto de Congonhas em São Paulo media 1.940 m de comprimento no dia do acidente aéreo com o Airbus 320 da TAM, cuja velocidade tanto para pouso quanto para decolagem é 259.2 km/h. Após percorrer 1.240 m da pista o piloto verificou que a velocidade da aeronave era de 187.2 km/h. Mantida esta desaceleração, a que distância do fim da pista o piloto deveria arremeter a aeronave, com aceleração máxima de 4 m/s2, para evitar o acidente?

a) 312 m b) 390 m c) 388 m d) 648 m e) 700 m

Física 2 - (UFG-2007) A instalação de uma torneira num edifício segue o esquema ilustrado na figura abaixo.
Considerando que a caixa d’água está cheia e destampada, a pressão no ponto P, em N/m², onde será instalada a torneira, é
a) 2,00 ×104 b) 1,01×105 c) 1,21×105 d) 1,31×105 e) 1,41×105

Física 3 - (UEMS-2006) A figura abaixo representa uma barra de comprimento L, suspensa no teto pelos cabos 1 e 2, que formam os ângulos θ1 e θ2, respectivamente. A barra é constituída por uma mistura de dois materiais com densidades de massa volumétrica diferentes, de modo que a metade à esquerda da barra é constituída pelo material mais denso que a metade à direita. Com isso, o centro de gravidade da barra está posicionado a L/3 da extremidade mais densa. Sendo a tensão no cabo 1 igual a 10 N, pode-se afirmar que o peso da barra é:
a) 6,4 N b)10,0 N c)13,5 N d)15,0 N e)16,5 N

Física 4 - (UFMS-2007/2) Um determinado veículo é conduzido em uma cidade com uma velocidade escalar constante e igual a 54 km/h. O condutor desse veículo faz todos os dias um mesmo trajeto de 5 km; ao longo desse trajeto, há 2 semáforos em pontos diferentes. Cada semáforo, quando indica o sinal vermelho, permanece aceso durante um período de 1,0 minuto, em seguida troca direto para o verde. Se, durante o trajeto, der o azar de o condutor ter que parar o veículo nos dois semáforos, durante o tempo máximo dos dois sinais vermelhos, e desejar chegar ao destino ainda no mesmo tempo, como se todos os semáforos estivessem abertos, qual será o valor da velocidade média em que deverá conduzir o veículo ?
a) Igual a 65 km/h. b) Igual a 72 km/h. c) Igual a 70 km/h.
d) Maior que 80 km/h. e) Menor que 65 km/h.

Física 5 - (UFMG-2007) Antônio precisa elevar um bloco até uma altura h. Para isso, ele dispõe de uma roldana e de uma corda e imagina duas maneiras para realizar a tarefa, como mostrado nestas figuras:
Despreze a massa da corda e a da roldana e considere que o bloco se move com velocidade constante. Sejam FI o módulo da força necessária para elevar o bloco e TI o trabalho realizado por essa força na situação mostrada na Figura I. Na situação mostrada na Figura II, essas grandezas são, respectivamente, FII e TII .
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
nenhuma das alternativas anteriores.


Física 6 - (UEMS-2006) Um técnico de um time de voleibol pede que uma de suas jogadoras dê 3000 saltos para treinar o impulso. Com suas companheiras, resolve então pular corda para tornar seu exercício, de certa forma, prazeroso. A cada impulso, ela adquire velocidade inicial para cima igual a 1 m/s. Depois de 10 minutos, a jogadora resolve parar de pular. Nesse contexto, desprezando o tempo de contato entre a garota e o chão e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, responda a alternativa correta:
a) Em dez minutos ela conseguiu dar apenas 1000 saltos.
b) Em dez minutos ela conseguiu completar os 3000 saltos.
c) Em dez minutos ela ultrapassou os 3000 saltos.
d) Faltaram 2 minutos para completar os 3000 saltos.
e) A jogadora deu 500 saltos extras.


Física 7 - (UFSCar-2007) Um pequeno objeto, quando lançado verticalmente para cima, retorna ao local de partida após ter decorrido o tempo 2t. Dos conjuntos de gráficos apresentados, aquele que se pode adequar perfeitamente à situação descrita, supondo desprezível a ação resistiva do ar, é



















O espaço ideal para o estudo

|


Estudar tanta matéria, estar apto a resolver questões e desenvolver uma boa redação não é fácil. É mesmo muita coisa pra uma pessoa só, mas como não há outro meio de passar no vestibular, o jeito é arregaçar as mangas e preparar o local que vai te ajudar a manter a concentração para um estudo aproveitável.A primeira coisa a fazer é se convencer de que estudar na última hora não dá resultado pra ninguém. Por esse motivo, prepare-se para passar os três anos do ensino médio no pique total. É preciso reservar 3 ou 4 horas diárias de estudo, sem contar o tempo que você passa na escola ou cursinho. Essas horas em casa devem ser passadas em um local apropriado para que você aproveite bem a matéria que vai fixar.Evite os ruídos alheios à sua concentração. Prefira um local silencioso, sem televisão, telefone, rádio e computador. Quando a concentração é baixa, a memória não consegue apreender as informações necessárias para afixar a matéria. Mas se você é daqueles que não consegue estudar sem música, prefira aquelas que não desviam a atenção, como as que têm letras e alterações bruscas de som. Opte por sons instrumentais leves. A iluminação é essencial para tornar as horas do estudo agradáveis. Um local bem iluminado ajuda a manter a concentração, tira o sono e faz bem para os olhos. Uma luz fraca pode causar danos visuais, provocando sono e dores de cabeça. O ideal é ter uma luminária com lâmpada de luz branca, com potência de, no mínimo, 60W. Use cores quentes no local onde você volta muito a visão porque isso ajuda a manter a atenção e a boa disposição para estudar. As melhores cores são laranja, vermelho e amarelo; evite cores como azul, verde ou lilás que ajudam a relaxar e dão sono. Se não for possível uma demão de tinta, cole um cartaz ou painel que reflita essas cores. O cantinho do seu estudo deve se parecer com isso.Conserve o espaço organizado e preencha com livros, cadernos e anotações, e mantenha os aperitivos, como salgadinhos, bolachas, doces e lanches, bem longe de sua vista. Um local bem ventilado, além de ser saudável, evita o cansaço mental precoce. No caso de ar seco mantenha um balde com água perto de você e se for úmido providencie um desumidificador de ar, fácil de encontrar em qualquer supermercado grande.Mas de nada adiantam todas essas mudanças se na hora de pegar firme nos livros você não se organizar com eles. Sistematize as horas que devem ser usadas em cada disciplina, deixando uma parte maior para aquelas em que você tem maior dificuldade. Organize-se e o seu estudo vai render muito mais.
Por Marla Rodrigues

Fonte: Brasil Escola

Conceito de oxidação e de redução

|


A evolução do conceito de oxidação e de redução ao longo da história foi semelhante à do conceito de ácido e de base: em vez de negar as formulações anteriores, as ampliou e generalizou.

Conceito clássico
A Química clássica considerava a oxidação como a combinação de uma substância com o oxigênio. De certa forma a redução seria o processo inverso: a diminuição do conteúdo de oxigênio de uma substância. O óxido de cobre (II) (CuO) se reduz a quente por meio de uma corrente de gás hidrogênio em cobre metálico:
CuO + H2 --> Cu + H2O
Depois, o conceito clássico foi ampliado, considerando-se a perda de hidrogênio também como uma oxidação. O sulfeto de hidrogênio oxidou-se em enxofre:
H2S + 1/2 O2 --> S + H2O

Conceito atual
Hoje, se considera que uma substância se oxida quando perde elétrons e que se reduz quando os ganha. Uma substância não pode se oxidar se outra não se reduzir, pois os fenômenos de oxidação e redução envolvem sempre uma transferência de elétrons. Quando o magnésio se oxida, por exemplo, perde dois elétrons (Mg --> Mg2+ + 2 e–). Essa oxidação pode ser produzida por um átomo de oxigênio, que ganha dois elétrons (O + 2 e – --> O 2 –), ou dois átomos de cloro, cada um deles ganhando um elétron (2 Cl + 2 e – 2 Cl – ). Nos dois casos houve uma oxidação do magnésio, mesmo que no segundo não tenha oxigênio envolvido.

Estado de oxidação
O estado de oxidação de um elemento é dado por seu índice de oxidação. Esse índice é o mesmo utilizado na formulação e nomenclatura dos compostos e, na maioria dos casos, coincide com uma das valências do elemento. Um elemento de um composto se oxida ou se reduz quando seu estado de oxidação aumenta ou diminui. Se o clorato de sódio, por exemplo, se transforma em cloreto de sódio, se diz que o cloro se reduziu: seu estado de oxidação baixou em seis unidades, pois seu índice de oxidação passou de 5+ para 1–:
Variação: +5 --> +1
NaClO3 +calor --> NaCl + 3/2 O2
A perda de oxigênio numa redução pode ser provocada por um reagente ou pelo calor. Sob o efeito do calor, o clorato de potássio, por exemplo, se decompõe em cloreto de potássio e gás oxigênio, que se desprende:KClO3 + calor --> KCl + 3/2 O2

Pilhas
Uma pilha galvânica ou voltaica converte energia química em energia elétrica por meio de uma reação de oxidação-redução (ou óxido-redução). A reação ocorre de tal forma que a oxidação acontece no eletrodo negativo, o ânodo, e a redução no eletrodo positivo, o cátodo. Em geral, cada uma dessas reações se realiza em recipientes distintos, interligados por um tubo cheio de um líquido condutor de corrente elétrica, como uma solução saturada de cloreto de potássio (KCl), chamada ponte salina. Cada recipiente é uma semipilha.

Pilha de Daniell
É composta de um eletrodo de cobre dentro de um recipiente com sulfato de cobre (II) (CuSO4) e outro eletrodo de zinco num recipiente com sulfato de zinco (ZnSO4). Entre os dois há uma ponte salina e um circuito fechado de conexão elétrica. No interior da pilha ocorre a seguinte reação:
CuSO4 + Zn --> ZnSO4 + Cu
O zinco dissolve-se em seu recipiente ocorrendo a reação Zn --> Zn2+ + 2e–; esses dois elétrons passam através do fio elétrico ao outro eletrodo de cobre, onde se processa a seguinte reação: Cu2+ + 2 e– --> Cu. O zinco é o ânodo (onde se realiza a oxidação) e o cobre, o cátodo (onde se realiza a redução). Em condições normais, ou seja, numa temperatura de 25° C e numa concentração dos sulfatos de cobre e de zinco igual a um molar, a diferença de potencial gerada entre os dois eletrodos é de 1,10 volts.

Pilha elétrica de dois líquidos, também conhecida como Pilha de Daniell — foi inventada pelo físico-químico John Frederic Daniell em 1836
Além das baterias, as pilhas mais conhecidas comercialmente são as chamadas pilhas secas. Um de seus eletrodos é de carvão (grafite) com uma tampa metálica e o outro eletrodo é uma cápsula de zinco. A serragem com o cloreto de amônia funciona como reagente e como ponte salina. A reação que ocorre é complexa:
No cátodo:2 MnO2 + 2 NH4+ + 2e– --> Mn2O3+ 2 NH3 + H2O
No ânodo:Zn --> Zn2+ + 2e–
Nas pilhas alcalinas, o eletrodo central é uma barra de aço e, na serragem, mistura-se hidróxido de sódio para formar a ponte salina.

Acumulador de chumbo
As baterias de automóveis são os acumuladores desse tipo mais conhecidos. Na prática, eles também são pilhas: consomem energia elétrica (durante a carga do acumulador) e a transformam em energia química. Quando as condições mudam, voltam a transformar a energia química em elétrica. O acumulador de chumbo é constituído por uma série de barras de chumbo ligadas entre si, alternadas com barras cobertas de óxido de chumbo (IV), todas mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico. Quando o acumulador descarrega, isto é, quando produz eletricidade, ocorrem reações diferentes em seus pólos positivo e negativo:
Pólo positivo: PbO2+ + 2H+ + H2SO4 + 2 e– --> PbSO4 + H2O
Pólo negativo: Pb + H2SO4 --> PbSO4 + 2H+ + 2 e–

Potencial de redução
Qual a propriedade do íon cobre que lhe permite tirar dois elétrons do zinco? Por que a reação não ocorre ao contrário? Essa capacidade de tirar elétrons é medida pelo potencial de redução. O potencial de redução de uma substância é calculado pelo seguinte processo: forma-se uma pilha colocando-se a substância em questão em um dos eletrodos; o outro é um eletrodo de hidrogênio, escolhido como eletrodo padrão; e acrescenta-se uma ponte salina. Se a substância perder elétrons, diz-se que seu potencial de redução é negativo, com valor igual ao da diferença de potencial gerada em condições normais (uma atmosfera, 25° C e concentração de um molar). Se a substância ganhar elétrons (se reduzir), seu potencial de redução será positivo, o que significa que a substância se reduz com facilidade.

Eletrodo de hidrogênio
É formado por uma campânula de vidro com um tubo lateral para a introdução do gás e atravessada por um fio de platina (eletrodo inerte) que termina numa placa do mesmo metal. Esse eletrodo é mergulhado numa solução ácida (com concentração de H+ = 1 M) enquanto o hidrogênio borbulha. A pressão do hidrogênio deve ser de uma atmosfera, a temperatura da solução e do gás,de 25° C, e a solução do ácido, de um molar. São possíveis dois tipos de reação:
Se o potencial de redução da substância for positivo:
H2 (gás) --> 2 H+ + 2 e –
Se o potencial de redução da substância for negativo:
2H+ + 2 e– --> H2 (gás)

Eletrólise
Para realizar uma reação de óxido-redução em que a substância com maior potencial de redução se oxide e a substância com menor potencial se reduza, será preciso aplicar uma corrente elétrica com o sentido apropriado.


No Brasil, a água do mar é submetida à eletrólise para obter os gases hidrogênio (H2) e cloro (Cl2) e hidróxido de sódio (NaOH), a soda cáustica.Obtenção de sódioO sódio é um metal de tal modo ativo que é impossível encontrar um redutor que consiga transformar um sal de sódio em sódio metálico (Na+ + e– --> Na). Para obter essa reação, é preciso fundir cloreto de sódio e colocar eletrodos ligados a uma pilha dentro da massa fundida. Os íons Na+ aproximam-se do pólo negativo onde recebem um elétron, se transformam em sódio, ficando presos ao eletrodo (cátodo). Como subproduto, no ânodo (pólo positivo), ocorre o desprendimento de cloro (gás) pela perda de um elétron do íon cloreto.

Leis de Faraday
A primeira lei diz que, numa eletrólise, a massa de substância liberada em um eletrodo é proporcional à quantidade de corrente elétrica que circulou. Pela segunda lei, a massa da substância liberada em um eletrodo, para uma certa quantidade de corrente, é proporcional à massa atômica do elemento dividida por sua valência. Essas duas leis permitem calcular a massa de um elemento liberado numa eletrólise:

A é a massa atômica do elemento; i é a intensidade de corrente que circula; t é o tempo em que a corrente circula; v é a valência do elemento; e 96.500 é o número de Faraday, que corresponde à carga de um mol de elétrons em coulombs.
m= A . i . t
v . 96500

Alguns conceitos de cinemática

|

DESLOCAMENTO
É o espaço percorrido pelo móvel na trajetória.
DISTÂNCIA PERCORRIDA
É a medida efetiva de quanto o móvel percorreu.


Movimento Uniformemente Variado (M.U.V)
Aceleração:Unidade - a = m/s²
No instante em que o móvel muda de sentido sua velocidade é nula.
S = So + Vot + at²/2 - FUNÇÃO HORÁRIA DO "S" NO M.U.V

Movimento Uniforme (M.U.)
Quando um móvel percorre sempre o mesmo espaço no mesmo intervalo de tempo.V = cte
Movimento Progressivo - é quando o móvel caminha no sentido positivo da trajetória;
Movimento Retrógrado - é quando o móvel caminha no sentido negativo da trajetória;
Movimento acelerado - quando a velocidade e a aceleração tiverem o mesmo sentido (sinal);
- V > 0 e a > 0 - Progressivo- V < 0 e a < 0 - Retrógrado- V para cima
Movimento retardado - quando a velocidade e a aceleração tiverem sentido contrário. (sinais contrários);- V > 0 e a <> 0 - Retrógrado- V para baixo

Oração do vestibulando estressado

|

Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que não posso aceitar, e sabedoria para esconder os corpos daquelas pessoas que eu tiver que matar por estarem me enchendo muuuuito o saco. Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje, pois eles podem estar diretamente conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.
Ajude-me, sempre, a dar 100% de mim nos meus estudos: a.. 12% na segunda-feira, b.. 23%, na terça-feira, c.. 40% na quarta-feira, d.. 20% na quinta-feira, e.. 5% na sexta-feira.
E... ajude-me sempre a lembrar, quando estiver tendo um dia realmente ruim e todos parecerem estar me enlouquecendo, que são necessários 42 músculos para socar alguém, 17 para sorrir e apenas 4 para estender meu dedo médio e mandá-lo para aquele lugar...
Que assim seja!!! Amém!!!

Stress no Vestibular

|


Alguns momentos são decisivos na vida de um ser humano, mas talvez o primeiro e mais importante desses momentos seja a escolha da profissão concomitantemente com a entrada na universidade. Por se tratar de um momento decisivo, esse processo pode se configurar como estressor e, com isso, prejudicar a capacidade de adaptação e qualidade de vida dos vestibulandos.
Muitos pensam que estresse é moda, frescura ou mesmo bobagem. Entretanto, vivemos em um mundo que cada vez nos requer mais e mais energia. A palavra “stress” foi usada em analogia aos materiais usados em construções de pontes, isto é, assim como nas pontes, também o ser humano dispõe de uma capacidade específica para suportar determinadas cargas emocionais. Tudo o que quebra o equilíbrio interno de um ser humano pode ser entendido como um evento estressor. Quando estimulado em um pequeno nível, o estresse pode ser benéfico, produzindo um adequado nível de liberação de adrenalina. Entretanto, quando o estresse torna-se negativo (distress), desenvolve-se em três estágios particulares: fase de alarme (confronto), resistência (necessidade de recuperação) e exaustão (aparecimento de doenças), fazendo-se necessária atenção psicológica. O estresse desencadeia algumas patologias relativas aos aspectos físicos e psicológicos que se manifestam de modo quase que inseparável durante as respostas de estresse, sendo elas: hipertensão arterial, gastrites ou úlceras gastroduodenais, obesidade, câncer, psoríase, tensão pré-menstrual, etc. No nível emocional, o stress pode produzir: apatia, depressão, ansiedade, desânimo, raiva e até desencadear surtos psicóticos ou crises neuróticas (1).
Nos casos dos pré-vestibulandos, estes estão constantemente submetidos ao estresse de provas, testes e avaliações para o ingresso na universidade, além das cobranças pessoais, familiares e sociais para um excelente desempenho nos estudos, pressões estas que podem gerar um estado de ansiedade prejudicial ao desempenho acadêmico.
Os sentimentos de solidão, desrealização e insegurança (característicos da adolescência e que acompanham os vestibulandos durante quase todo o período pré-vestibular) podem resultar em pânico, distress e sentimentos de incompetência.
Independente das mudanças físicas necessárias para o ingresso nas universidades (como, por exemplo, sair de casa), a mudança do grupo de amigos, de ambiente e de rotinas também submete o vestibulando a uma situação ainda não real, mas imaginária (estímulo interno) desencadeadora de estresse (2).
Na tentativa de evitar que o estresse se instale, afetando os estudos e a vida pessoal do aluno, faz-se clara a necessidade de apoio e acompanhamento psicológicos durante esta fase de vida dos alunos a fim de que o sofrimento, que desencadeia os mais variados sintomas nas vidas dos jovens, seja melhor elaborado não só no presente como também em situações futuras.
Este acompanhamento tem como foco o estresse no vestibular, mas se abre para a possibilidade de escuta e acompanhamento do jovem em sua integridade, objetivando: a) a promoção de recursos psicológicos adequados ao enfrentamento e a redução da ansiedade diante de situações encontradas no momento do vestibular; b) a profilaxia da cronificação do estresse e de problemas psicossomáticos derivados do distress situacional constante, relacionados à tensão decorrente das provas para o ingresso nas universidades; c) o desenvolvimento da auto-estima e da capacidade de segurança do vestibulando.
Através de encontros (individuais ou em grupo), propomos, dentro do ritmo de cada um, atividades para que o jovem desenvolva recursos próprios para lidar com a ansiedade no momento do vestibular, sendo elas:
* Técnicas de relaxamento;
* Atividades gráfico-expressivas (desenhos, argila, contos, pintura, colagem etc);
* Dinâmicas de grupo;
* Testes psicológicos vocacionais;
* Dicas sobre alimentação;
* Entrevistas (conversas).
Referência Bibliográfica:(1) LIPP, M. (org) Pesquisas sobre stress no Brasil: ocupações e grupos de risco. Campinas:Papirus, 1996.(2) FISHER, S. Stress in academic life: the mental assembly line. Bristol, Open University Press, 1994.


fonte:http://www.vestibular1.com.br/

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB