Exercícios de Física 35-38

|

Física 35 - (Unemat-2007/2) A figura abaixo representa as cristas de uma propagação ondulatória na superfície da água de um lago (vista superior). As ondas são geradas por uma fonte constituída por um vibrador retilíneo posicionado no ponto F, executando movimento harmônico simples vertical, cujo período vale 2 seg.São dados vários pontos da superfície da água, conforme a tabela abaixo:Analise os dados e assinale a alternativa CORRETA.
a) A velocidade de propagação das ondas vale 2 cm/seg, e o ponto IV está em oposição de fase com a fonte.
b) O comprimento de onda, a freqüência e o período desse movimento ondulatório valem respectivamente: 2cm , 2hz e 2 seg.
c) A velocidade de propagação das ondas vale 1 cm/seg e o ponto I está em oposição de fase com a fonte.
d) Os pontos II e VI estão em concordância de fase, e os pontos V e III estão em oposição de fase com a fonte.
e) Os pontos I e V estão em concordância de fase, e os pontos III e IV estão em oposição de fase com a fonte.

Física 36 - (UFSCar-2007) No passado, quando os motoristas adentravam em um túnel, começavam a buzinar em tom de brincadeira, pelo simples prazer de ouvir ecoar o grande ruído produzido. Mais recentemente, engenheiros constataram que tais sons produzem ondas estacionárias que podem afetar a estrutura dessas construções.
O carro esquematizado está com sua buzina localizada exatamente no centro do arco que delimita o túnel, cujo diâmetro é 10 m. Se a buzina emite o som da nota Lá (440 Hz), e se a velocidade de propagação do som no ar é 340 m/s, o número de comprimentos de onda que o som percorrerá até atingir o teto do túnel é, aproximadamente,
a) 2,5
b) 3,5
c) 4,5
d) 5,5
e) 6,5

Física 37 - (UECE-2008/1) Um sistema massa-mola é preso ao teto. A partir do ponto de equilíbrio faz-se a massa oscilar com pequena amplitude. Quadruplicando-se o valor da massa, repete-se o mesmo procedimento. Neste caso, podemos afirmar corretamente que a freqüência de oscilação
a) é reduzida à metade.
b) dobra.
c) permanece a mesma.
d) quadruplica.
e) n.d.a.
Física 38 - (UFMT-2006/2) Uma ambulância desloca-se com velocidade constante v de modo que, em um determinado instante, as ondas sonoras produzidas por sua sirene incidem sobre uma parede plana. Dois observadores, A e B, conforme mostra a figura abaixo, detectam as ondas sonoras emitidas pela sirene, tanto as que se propagam diretamente quanto as refletidas na parede. Em relação ao fenômeno de batimento (interferência de ondas sonoras de freqüências ligeiramente diferentes), é correto afirmar:
a) Os dois observadores o detectam.
b) Nenhum dos observadores pode detectá-lo.
c) Esse fenômeno não acontece com ondas sonoras.
d) Apenas o observador B o detecta.
e) Apenas o observador A o detecta.

1 Comentário:

Anônimo disse...

cade a resposta?

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB